10 dicas de como evoluir na guitarra 10 vezes melhor e mais focado

Eu comecei a aprender tocar violão em 2011, quando ia completar meus 15 anos. No começo da minha jornada foi muito difícil, porque eu não tinha violão e tinha que me virar para pagar as aulas que aconteciam uma vez por semana.



Minhas limitações não paravam por ai, porque além de não ter violão eu sou canhoto e naquela época por não ter muito conhecimento acabei aprendendo como destro. A ciência nos ensina que é possível um destro aprender como canhoto ou um canhoto aprender como destro(o que na maioria das vezes é o que acontece). A explicação para isso se dá pelo fato de que quando estamos tocando, nós usamos as duas mãos, isto é, os dois hemisférios do nosso cérebro.

5 músicas fáceis de tocar

Mas com o passar do tempo nossas prioridades mudam, basta apenas fazer um levantamento sobre quantas pessoas que aprenderam a tocar com você e perceber quantos ainda se dedicam a música. No meu caso, apenas um amigo meu que fiz nesse curso continua tocando, mas apenas por hobbie

Não demorou muito pra eu conseguir um violão, passei um mês aprendendo a tocar violão com o instrumento do meu professor. Foi até que o um dia, o meu primo apareceu com um violão de presente, eu guardo esse violão com muito carinho até hoje, afinal ele já tem mais de 40 anos!

Dificuldades iniciais:

Quando eu realmente comecei a levar o estudo da música como profissão, era notável meu entusiasmo. Eu comecei tocando em igrejas apenas pra compor a equipe de louvor, mas quando se é iniciante você não recebe muito incentivo, ainda mais naquela época que eu literalmente não tinha muito apoio nem de família ou igreja e foi pensando nessa situação que eu resolvi listar aqui algumas coisas que você músico deve levar em consideração para evoluir como músico

Como ter motivação todos os dias para evoluir na guitarra - As 16 Melhores dicas




Como evoluir na música 1: se você ainda é iniciante, intermediário ou toca por hobbie, tenha uma atitude profissional. Nada se faltar ou chegar atrasado nos seu compromissos. Muita gente ainda nos enxerga como vagabundos, mas a nossa realidade é diferente, muitos músicos tocam á noite em barzinhos, outros têm banda e muito tocam nas igrejas e durante o dia exercem outras profissões, mas independente de onde você trabalha, seja profissional.

Minha maior facilidade ao tocar violão era a forma de dedilhar, eu aprendi mais de 15 fórmulas diferentes de tocar, mas uma crença me limitava na hora de ensinar para outras pessoas, a de que só ensina quem é professor. Hoje em dia eu comecei a ensinar as pessoas como dedilhar melhor, o meu foco eram  pessoas comuns que tocam por hobbie ou senhoras que querem aprender a tocar, mas com o passar do tempo muitas pessoas foram aderindo eu não consegui dar conta de tantas pessoas.

 Como evoluir na música : Invista em você: Muitos músicos preferem ver vídeos de contéudo no youtube ou investir em equipamentos caros para ter uma melhoria no som. Porém na maioria das vezes esses músicos "hobbistas" acham que é perca de tempo investir 200, 300, 400 reais em cursos ou 100 por mês com aulas.

Aprenda qualquer solo no violão em 24h

O que faz com que 90% se sinta perdido e com defasagem no estudo. E acabe desistindo de aprender a tocar ou pior começar a ensinar coisas totalmente erradas por aí.

Agora, pense comigo, se você for a um hospital, certamente encontrará uma equipe médica que dedicou, investiu tempo e dinheiro para ter não só um diploma, mas a oportunidade de trabalhar com aquilo que sempre sonharam. É uma questão de lógica. 


Por isso se você quer levar música a sério, encontre um bom professor de música, ele irá encurtar o seu caminho na hora de evoluir na guitarra.

Como evoluir na música 3: Pratique todos os dias - Certo dia eu estava tocando meu violão, meu vizinho bateu na minha porta, e eu já preparado pra pedir desculpas por estar tocando violão fui atender e pra minha surpresa ele estava encantado como eu tocava violão.

Música em si nada mais é do exatas tentando explicar humanas, música é como um idioma novo, cada vez que você se conecta, mais você entende a linguagem e começa a saber se expressar. Por isso use a música para expressar sentimentos, alegrias, tristezas, tudo aquilo que de alguma forma te toca!

Como evoluir na música 4: Horas de estudo- 
Quando eu olho para trás em meu progresso musical, percebo o quanto eu ainda preciso melhorar

Houve períodos na minha vida em que eu tive o dia todo pra praticar, mas também teve dias em que eu chegava em casa e pegava o violão por 20,30 minutos apenas. Tudo isso me fez perceber que o que realmente importa é aprender tocar com qualidade, no final eu aprendi que 1h de estudo focado é muito melhor  que 6,7hrs de estudos aleatórios.

Se você não sabe como organizar os estudos na guitarra, o Marcelo Barbosa fez um compilado de anos de estudos para você aprender guitarra e evoluir 10 vezes mais rápido na guitarra: Estudo focado na guitarra



Como evoluir na música 5: Olhe para trás -

Meu professor de violão foi muito importante pra mim, ele é a simpatia em pessoa e o melhor, tinha prazer em ver nossa evolução musical.

Por isso eu aprendi a ver com muito carinho matérias que eu estudei enquanto ainda era um iniciante 

Um erro que nós músicos cometemos é que focamos tanto em aprender novas técnicas, músicas, grooves e estilos que nos esquecemos de das coisas que aprendemos na nossa caminhada inicial.

Aquele famoso 1,2,3,4 e algumas escalas são de extrema importância pra nossa evolução musical

Como evoluir na música 6: Simplicidade - 

Na música vale sempre aquela "equação" quando se diz que menos é mais, por isso, evite sempre notas desnecessárias.
Por isso aquela velha frase que diz: Quanto mais vintage um músico fica, menos notas ele usa.


Como evoluir na música 6: Novas possibilidades - Um dos maiores erros que nós guitarristas cometemos é enxergar a guitarra muitas vezes além do que ela realmente é. 

Pense em uma música qualquer e reflita, quanto tempo a música tem e quanto tempo o guitarrista precisou pra fazer um solo? Bem menos, não é verdade?

Por isso você deve enxergar o seu instrumento como um componente para agregar valor a música e não contrário. Um bom solo de guitarra dá um toque especial pra qualquer música, mas nós guitarristas temos que entender que na maior parte do tempo a guitarra servirá pra fazer base.


13 dicas que você deve seguir para evoluir na guitarra e não ser um guitarrista Frustrado.


Como evoluir na música 7: Antolhos - Depois de um tempo tocando violão e guitarra, comecei a aprender teclado. Eu usei todo meu conhecimento sobre teoria pra aprender sozinho esse novo instrumento e pra minha grata surpresa com uma ou duas semanas com todo o conhecimento que eu tinha, eu encontrei um novo mundo de possibilidades musicais



Por isso eu resolvi falar isso, nós guitarristas ficamos com a visão de tirar solos guitarra e nos esquecemos de como é divertido aprender outros instrumentos

Então sempre que possível ouça e tente tirar solos de outros instrumentos e transpor eles pra guitarra ou violão.


Como evoluir na música 8: Não despreze outros músicos - Quando eu tocava na igreja, percebi que meu amigo por não ter tempo de praticar acabava não evoluindo na guitarra, dentro de mim eu tinha um sentimento de que estava evoluindo melhor que ele, afinal eu tinha aprendido algum tempo depois que ele.




Mas conforme eu fui evoluindo musicalmente eu percebi que é perca de tempo ficar se achando melhor ou pior que os outros, pra mim hoje em dia eu consigo aprender até com um guitarrista que aprendeu um único shape de pentatônica ainda 

Como evoluir na música 9: Evolua ao som de outros músicos - O meu maior problema como músico e como pessoa no geral era me  socializar com eles, o que contribuiu e muito na minha defasagem na guitarra, não tem outro segredo pra evoluir na música além de estar ao lado de pessoas com o mesmo foco e objetivo que você, por isso não exite em tocar com outros músicos

Como evoluir na música 10: Se ouça - Quando comecei a me ouvir cantar e tocar eu percebi que minha voz apesar de ter um bom timbre é anasalada e que minha rítmica não era tão boa assim, por longos 3 anos eu "penei" pra ter uma rítmica legal, pra muitos músicos é muito fácil desenvolver ritmos, mas isso era meu calcanhar de aquiles


Ninguém se sente feliz consigo mesmo diante das questões sobre desenvolvimento técnico. Quando você se sentir pra baixo, perceba a causa de sua frustração e trabalhe isso todos os dias 

Agora, se você leu até aqui, meu muito obrigado, pois eu tenho uma novidade para você:

Trata-se do método certo para estudar guitarra:
Esse método foi criado para guitarristas que querem aprender guitarra, mas se distraem fácil, totalmente online e didático, feito com um cronograma de uma hora diária para você se sentir feliz ao desenvolver uma técnica perfeita na guitarra.
Você terá muito mais foco, muito mais disciplina
São quatro aspectos que você deve levar em consideração com todo esse material:

#1: Baixo custo de investimento:  Esse curso foi elaborado pra quem não pode gastar muito em relação a estudos na guitarra, mas engana-se quem pensa que o material no é de qualidade, muito pelo contrário, são mais de 4 módulos e 5 bônus incríveis

#2: Diferencial:  O conceito que você vai aprender com esse material é muito diferente dos vídeos que você assiste no Youtube, com esse método você vai começar a enxergar muitas técnicas na guitarra de forma diferente!

#3: Qualidade no ensino:  Esse material é um compilado feito com muito carinho com anos de estudo para que qualquer um, do básico ao avançado possa aprender guitarra.

#4: Resultado: Em pouco tempo você irá melhorar fundamentos como: Arpejos, sweep, ligados, palhetadas e mão esquerda. Sem contar na sua melhoria como músico!

Curso completo de técnica clique aqui: Evoluir na guitarra




Postar um comentário

0 Comentários