13 dicas que você deve seguir para evoluir na guitarra e não ser um guitarrista Frustrado.

13 dicas que você deve seguir para evoluir na guitarra e não ser um guitarrista Frustrado.


Você quer evoluir na guitarra e se tornar um guitarrista de alta performance?

  Você quer desenvolver uma técnica única na guitarra, parar de ficar procrastinando e aprender de vez a tocar guitarra como os melhores guitarristas do mundo? 

Nós somos a ponte para o seu sucesso!


Como evoluir de vez na guitarra: 


Com o passar dos anos nós, guitarristas, sentimos que nossa técnica e musicalidade não evoluíram como esperávamos, e nos sentimos frustrados e desanimados com a guitarra, com a música no geral. O que leva muito de nós a desistir da guitarra.



Se você sente um dos sintomas a seguir, preste bastante atenção, pois tem grande chance de você desistir da guitarra:
Como evoluir rápido na guitarra:

Sintoma #1  que te impede de evoluir na guitarra  :  


Falta de foco no estudo: Muitas vezes nós guitarristas temos que lidar com essas situações, estudar uma técnica hoje, outra amanhã, etc... E no final por não termos consistência e força de vontade, desistimos de aprender aquela técnica que vimos no youtube semana passada do Steve Vai por exemplo.

Nós estamos selecionando guitarristas que querem aprender tocar guitarra, mas que sentem uma enorme dificuldade em evoluir nas técnicas difíceis  na guitarra, se esse é o seu caso, clique aqui:  Evoluir de vez

Outro fator que contribui para a falta de foco hoje em dia é a overdose de informações que se tem na internet, isso realmente atrapalha não só a nós guitarristas, mas músicos no geral acabam percorrendo um caminho muito extenso quando se vêem nessa situação.  Se você acha que consegue evoluir na guitarra apenas vendo vídeos desconexos no Youtube, provavelmente vai acabar desistindo de tocar ou tocar apenas por hobbie

Sintoma #2 que te impede de evoluir na guitarra: 


O grande guitarrista Roger Franco sempre frisa isso em suas aulas, que é a questão de não se enxergar como profissional. 

Se você não tem uma atitude profissional, não leva seus estudos na guitarra a sério, não se dedica todos os dias para se tornar um guitarrista de alta performance, as pessoas nunca iram enxergar isso em você!

Sintoma #3 que te impede de evoluir na guitarra: 


Não saber o que estudar e nem onde precisa-se melhorar: Você já deparou com seguinte situação de tentar aprender aquela música famosa de seu guitarrista favorito e na hora daquele lick, frase ou técnica mais "difícil", seus dedos simplesmente travarem? Pois é, todos os guitarristas já passaram pois, pergunte pra qualquer um quantos solos e músicas que eles tem engavetados por não conseguirem tocar e você entenderá que não é o único


Por isso é importante você saber o que estudar, pra  você não ficar estagnado naquele ponto x da música. O papel de um professor de guitarra nesse aspecto é fundamental, pois ele dá o diagnóstico que você precisa pra melhorar na guitarra

Sintoma #4 que te impede de evoluir na guitarra:  

Uma coisa ignorada por muitos guitarristas é a questão de aprender ler partituras, mas porquê aprender partitura é importante? Poucos músicos como B.B King, Stevie Ray Vaughan e o lendário Henrix conseguiram transcender essa questão de não aprender partitura, sim, essas lendas da guitarra não sabiam muito de partitura, Vaughan muitas vezes não sabia o tom que a música estava, mas ele tinha um feeling apuradíssimo. 

Antigamente os materiais didáticos eram poucos, pra ser guitarrista tinha que passar horas e horas a fio ouvindo um cd ou vendo uma fita VHS para se tirar um solo, lição ou frase dos guitarristas

Mas hoje em dia ficou muito mais fácil ter acesso a educação musical de qualidade, não tem mais quês, nem porquês deixar o estudo da partitura de lado. Mais cedo ou mais tarde você irá precisar.

Sintoma #5 que te impede de evoluir na guitarra:  

Já falamos da falta de foco e da overdose de informação que impedem de evoluir na guitarra, agora vamos falar sobre outro fator que impede não só guitarristas, mas todos nós no geral.

 A gente se refere a PROCRASTINAÇÃO: Essa talvez seja a mãe de todos esses sintomas listados acima.

Pense comigo, em que nível você estaria na guitarra se não desse ouvido a voz da PROCRASTINAÇÃO?

Sintoma #6 que te impede de evoluir na guitarra:  O erro que impede alguns guitarristas de aprender guitarra, é o imediatismo. 

Existem coisas na guitarra que nós só conseguimos com muito treino, estudo e esforço. Só que muitos guitarristas não entendem esse processo e querem pegar uma técnica hoje e dominar ela amana. Isso não existe, quando você é iniciante, intermediário aprenda a não pular esses degraus se você quer aprender a tocar arpejos usando o sweep, treine diariamente aos poucos, não foque apenas nessa técnica. 

Pois, o segredo para se tornar um guitarrista de alta performance é a qualidade do ensino, se você só pode treinar guitarra uma 1 hora por dia, faça um cronograma de estudo que supra sua necessidade técnica para que você consiga evoluir que forma significativa nesses 60 minutos.

Não fique triste por não aprender os arpejos "na velocidade da luz" do Malmsteen, Ele demorou anos para lapidar essa técnica. Mas se sweep e arpejos forem seu calcanhar de aquiles, nosso material gratuito de arpejos vai te auxiliar e muito nessa tarefa, clique aqui e comece hoje mesmo a tirar e entender o real motivo para evoluir na guitarra treinando os arpejos: Como estudar arpejos  

Note aqui que nós não falamos de quantidade de horas que você deve ter pra evoluir na guitarra, esqueça esse mito de 8,9 horas diárias. E trabalhe sistematicamente para aprender música de verdade utilizando o tempo que você tem para estudar.


Sintoma #7 que te impede de evoluir na guitarra:  

Ego, você leu direito, um fator que parece bobo, mas realmente atrapalha a nossa evolução na guitarra. Pense comigo, quantos estilos você já deixou de ouvir ou tentar aprender? Não seja preconceituoso com músicos de outros estilos, seja humilde para aprender com todos eles!


Sintoma #8 que te impede de evoluir na guitarra: 

Esse é o calcanhar de aquiles de 90%: O METRÔNOMO, ignorados por muitos, esse simples aparelho é o melhor amigo de um guitarrista profissional. Por isso, use todos os dias o metrônomo.


Sintoma #9 que te impede de evoluir na guitarra:

Não dar valor as técnicas simples na guitarra. Esse sintoma é irmão mais novo do Ego, não ignore os bends, ligados e vibratos, treine eles como você treina palhetada alternada, hibrida, sweep e outras técnicas


Sintoma #10 que te impede de evoluir na guitarra: 

Zona de conforto. O ser humano no geral gosta da zona de conforto, mas se você quer evoluir na guitarra e desenvolver uma técnica perfeita, esteja sempre a procura da alta performance.

Muitos guitarristas quando dominam as técnicas de guitarra, começam a entrar na zona de conforto, o que é muito prejudicial, se você está acomodado e acha que não precisa evoluir na guitarra, entenda que o cara que sabe pouco é pior do que o cara que não sabe nada. Aprender coisas novas enriquecerá seu vocabulário musical.


Sintoma #11 que te impede de evoluir na guitarra:  

Investimento em coisas desnecessárias, muitos guitarristas ao invés de investirem em conhecimento didático preferem gastar comprando equipamentos apenas pelo consumismo.


Sintoma #12  que te impede de evoluir na guitarra:  

Velocidade ou a falta dela, foi se o tempo em que velocidade era vista como falta de musicalidade ou mesmo feeling, hoje em dia você consegue ter velocidade e feeling ao mesmo tempo

Velocidade na guitarra é uma coisa tão polêmica que muitos guitarristas se sentem perdidos com relação a esse assunto, muitos não sabem não divisões de células rítmicas. 


Sintoma #13  que te impede de evoluir na guitarra: 

Não dar a devida importância para o estilo da palheta, Isso é muito importante para o seu desenvolvimento técnica na guitarra, por isso, sempre que for treinar os estilos de palheta aprenda:

Estilo de palheta alternada: Use os dois sentidos da palhetada sempre alternando, um dos músicos mais incríveis no domínio dessa técnica é o grande John Petrucci, por isso se sua palhetada alternada está sem sincronismo, aprenda a tocar a música gasglow kiss para você melhorar esse fundadamento!

Sweep:  O sweep é a técnica mais almejada por guitarrista que querem entrar para o mundo "shred". Essa técnica no começo é muito difícil de ser executada, por que você só pode usar um sentido da palhetada, o sweep é mais comum na execução de arpejo e tríades, O sweep virou febre nos anos 80 com grandes virtuoses na guitarra como Steve Vai, Malmsteen, Jason Becker e outros.

Para aprender essa técnica foque primeiramente nas três cordas mais agudas primeiro.

Legatto ou Ligados:  Não é uma técnica em si, mas se você pegar o famoso 1-2-3-4 e ao invés de palhetar todas as notas, começar a palhetar apenas a  primeira nota ligando as outros, você sentirá em poucos dias a força de sua mão esquerda melhorar!

Palhetada hibrida: É a junção da palhetada com os dedilhados da mão direita
Dicas práticas de como evoluir e estudar   guitarra:


Dica prática #1:

Estude todos os dias, coloque isso como uma meta, se dedique todos os dias para melhorar seus fundamentos na guitarra



Dica prática #2: 

Monte uma banda, apesar de ser muito difícil entrar ou montar uma banda, isso vai te ajudar muito na vivência musical


Dica prática para estudar e evoluir na guitarra #3: 

Grave-se tocando, faça vídeos e poste nas mídias sociais, isso não te fará evoluir na guitarra em si, mas fará você sentir prazer em tocar guitarra.



Dica prática para estudar e evoluir na guitarra #4

O perfeito nunca é feito: Se você tem uma música, solo ou um riff, poste! Nós guitarristas vivemos a procura do solo perfeito, da música ideal, mas muitas vezes a música ideal que você tem talvez esteja engavetada na sua estante. O grande guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour é a prova viva de tudo isso, ou você não sabia que o solo de comfortably numb é a junção de cinco solos que ele havia feito?


Dica prática para estudar e evoluir na guitarra #5

Não se limite a pensar pequeno. Coloque no papel seus sonhos e objetivos e se dedique a eles!



Dica prática para estudar e evoluir na guitarra #6: 

Não perca tempo com coisas erradas. Sabe aquele solo que você já o sabe de "cór e salteado". Pois é , ta na hora de aprender um novo



Dica prática para estudar e evoluir na guitarra #7

Largue o celular quando estiver estudando!



Dica prática para estudar e evoluir na guitarra#8

Improvise, o segredo do improviso é você estudar os intervalos musicas e aprender o tom da música, outro fator pra improvisar bem na guitarra é o solfejo, essa técnica é mais comum em músicos de Jazz e MPB, mas nós guitarristas podemos muito bem aplicar essa técnica na hora do improviso

VEJA: FILMES QUE TODO MÚSICO DEVERIA ASSISTIR

Postar um comentário

0 Comentários