Deep Purple plagiou um músico brasileiro?

Plágio do Deep Purple: Uma História de Inspiração e Controvérsia

Em 1972, o Deep Purple lançou a música "Smoke on the Water", que se tornou um dos maiores sucessos da banda. No entanto, a introdução da música foi acusada de ser plagiada da música  "Maria Moita", do Carlos Lyra. 


A Semelhança:


A introdução de "Smoke on the Water" e a melodia principal de "Índio" são notavelmente semelhantes. Ambas as músicas usam a mesma progressão de acordes e ritmo, com apenas pequenas diferenças na melodia.


A Controvérsia:


Embora a semelhança entre as duas músicas seja evidente, nunca houve um reconhecimento oficial de plágio por parte do Deep Purple. Bonfá nunca processou a banda, mas em entrevistas, ele expressou sua frustração com a situação, dizendo que se sentiu "roubado".


Inspiração ou Plágio?


Alguns argumentam que a introdução de "Smoke on the Water" não é um plágio, mas sim uma inspiração. Eles afirmam que o Deep Purple pode ter ouvido "Índio" e se inspirado na melodia para criar sua própria música.


Impacto na Música Brasileira:


Independentemente da questão do plágio, "Smoke on the Water" teve um impacto significativo na música brasileira. A música popularizou o uso da guitarra em solos e influenciou uma geração de guitarristas brasileiros.


Conclusão:


A história do plágio de "Smoke on the Water" é um exemplo complexo da interseção entre música, criatividade e propriedade intelectual. É um caso que ainda gera debate e reflexão, mas que também demonstra a força da música brasileira e sua influência no cenário internacional.


Para saber mais:




Postar um comentário

0 Comentários